G-5M8VT42X7S
Quem Somos
– nos propomos a guiar os rumos
da universdade a partir do conhecimento
real do que é a USP: do cotidiano
das salas de aulas, dos laboratórios,
da extensão e dos espaços de gestão

Marcílio Alves e Silvia Pereira de Castro Casa Nova conhecem a fundo e vivem intensamente o cotidiano da USP em suas diversas facetas: nas salas de aula e na orientação de estudantes; nos laboratórios e nos grupos de pesquisa e extensão; na coordenação de projetos complexos; e nas instâncias de gestão.

Essa colaboração é fruto de uma afinidade construída a partir da convivência, trabalhando juntos em diversos projetos. É marcada pela confiança, pelo respeito profissional e pela visão convergente em relação aos rumos que a USP deve seguir.
A decisão de apresentar sua candidatura à reitoria da Universidade de São Paulo nasce da certeza de que a responsabilidade de guiar os rumos da universidade deve estar ancorada em um conhecimento profundo do que ela é: da sua história e legado e de seu cotidiano rico e multifacetado.

Mais ainda, a candidatura está enraizada na convicção de que a proposição dos caminhos para o futuro da universidade deve ser pautada antes de tudo pelo apreço e respeito por quem faz a USP: colegas docentes, servidores e estudantes com quem Marcílio e Silvia compartilham décadas de co-criação, escuta e troca.

Candidato a Reitor

Prof. Marcílio Alves

Escola Politécnica (Poli)
USP Butantã
Marcílio Alves é professor titular da Escola Politécnica e sua trajetória equilibra dedicação ao ensino, pesquisa, contribuições para a sociedade, gestão de projetos complexos e de grandes grupos.

Foi coordenador de área no CNPq, participou em grupo de trabalho da ONU sobre segurança veicular e organizou o livro “USP: Novos Tempos, Novos Olhares” tratando dos desafios da universidade.

Engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina, é doutor pela University of Liverpool. Consolidou à frente da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) a capacidade de propor e executar projetos complexos de grande escala. Dentre eles, destacam-se: reforma e ampliação do Museu do Ipiranga e da própria sede da Fundação; a execução de Centros de Vivência — espaços de encontro para a comunidade USP; a criação de editais de pesquisa; a reformulação da estrutura organizacional e do plano de carreira da equipe da FUSP; o estabelecimento dos escritórios da FUSP no interior; e a implementação de soluções mais ágeis de compras.
Marcílio afinou seu senso de escuta e diálogo como Representante eleito dos Professores Titulares no Conselho Universitário, instância na qual também já atuou como Representante eleito dos Professores Associados. Mostrou nestes papéis capacidade de resolver conflitos e de chegar a propostas de consenso.

Marcílio também foi eleito para representar a USP no Conselho Superior da FAPESP, além de ter sido membro eleito da Câmara de Atividades Docentes da USP, que presidiu por dois períodos, e da Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP.

Seu compromisso com a valorização da carreira acadêmica e com a troca de visões entre docentes de diferentes áreas do conhecimento e campi se cristalizou na criação e promoção anual do Encontro dos Professores, que já está em sua oitava edição.

Paraninfo da turma de formandos da Mecatrônica da Poli e orientador de diversos mestrados e doutorados, Marcílio entende o ato de ensinar como uma das tarefas mais importantes e gratificantes da vida universitária.
Como pesquisador, Marcílio se dedica à área de impacto e segurança veicular, sendo um dos pesquisadores mais citados da Poli e da USP. Fundou o Grupo de Mecânica dos Sólidos e Impacto em Estruturas, além de ter criado o Latin American Journal of Solids and Structures. Também é Editor Associado do periódico International Journal of Impact Engineering e autor de diferentes livros, destacando-se Impact Engineering: Fundamentals, Experiments, Nonlinear Finite Elements, que consolida décadas de pesquisa e ensino, e dois de literatura infantil.



Mais informações

marcilioalves.com
ORCID
ResearchID
Google Scholar
Lattes
Plataforma Acácia
Candidata a Vice-Reitora


Profa. Silvia Casa Nova

Faculdade de Economia, Administração,
Contabilidade e Atuária (FEA)
USP Butantã
Silvia Pereira de Castro Casa Nova é professora titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP). Sua atuação combina excelência científica, inovação pedagógica e competência em gestão, além de ser marcada pelo compromisso com a pluralidade e com o fortalecimento de redes de pertencimento na USP.

Administradora Pública graduada pela FGV-SP, realizou seu mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP, voltando-se para temas da área de Ciências Sociais Aplicadas. Seu pós-doutorado na FGV-SP teve foco em métodos quantitativos aplicados à contabilidade. Foi a primeira mulher a alcançar o cargo de titular no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP.

Silvia cultiva uma rede de colaboração internacional, tendo sido pesquisadora visitante da University of Minnesota e da Université Laval. Atua em programas de pós-graduação no Brasil e no exterior e participa de conselhos editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais.
Além disso, tem sua pesquisa amplamente publicada em revistas científicas e é editora associada da Accounting Education. Merece também destaque a publicação de diversos livros e sua dedicação à pós-graduação, com orientações de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Silvia é reconhecida por sua atuação em metodologias de ensino e integra iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da formação universitária, além de ser co-fundadora do Generas - Núcleo FEAUSP de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade.

Na USP, exerceu funções de gestão como coordenadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC), além de ter sido vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da FEA em dois mandatos. No Conselho Universitário da USP, atuou como representante docente, além de integrar a Congregação da FEA e a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da mesma unidade. Foi também membro da Comissão de Cultura e Extensão da FEA.
Como Diretora Financeira da FUSP, comprovou sua capacidade de gestão de orçamentos compatíveis com os de uma universidade como a USP, viabilizando a execução de projetos de grande escala e complexidade. Concentrou esforços em incrementar a transparência e a auditabilidade dos processos da fundação, com apoio de uma equipe comprometida e pró-ativa.



Mais informações


www.silviacasanova.com.br
ORCID
ResearchID
Google Scholar
Lattes
Plataforma Acácia