44. Apoiar iniciativas que promovam a participação de estudantes de pós-graduação em atividades de extensão com reconhecimento de créditos.
45. Aprimorar o sistema Janus para simplificar a gestão da pós-graduação e integrar com os outros sistemas USP.
46. Estudar mecanismos de participação de especialistas não docentes em bancas de pós-graduação.
47. Ampliar a criação de salas equipadas para transmissão remota e híbrida de aulas de pós-graduação e bancas de qualificação e de defesa.
48. Simplificar os processos para incentivar o duplo diploma com outras universidades, do Brasil e do exterior.
49. Complementar bolsas de mestrado e doutorado para equiparar aos valores da FAPESP.
50. Simplificar o processo de concessão da prorrogação de prazos e, caso necessário, complementar com recursos financeiros da USP a vigência de bolsa para estudantes em decorrência de nascimento, guarda ou adoção de filhos e filhas.
51. Fortalecer políticas de apoio para mães cientistas e para outras pessoas com responsabilidade pelo cuidado de ascendentes e descendentes.
52. Criar centros de apoio à escrita e à revisão de teses, dissertações e artigos.
53. Apoiar ações de formação docente durante a pós-graduação, como o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) e as monitorias didáticas.
54. Estimular a oferta de cursos transdisciplinares entre programas de pós-graduação da USP.
55. Estimular a oferta de disciplinas em formatos alternativos e flexíveis, como cursos trimestrais, bimestrais, mensais ou concentrados.
56. Incentivar a criação e oferta de programas de pós-graduação e disciplinas interinstitucionais, apoiando a colaboração e a instituição de parcerias.
57. Incentivar e facilitar a mobilidade acadêmica entre diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).
58. Desburocratizar o sistema de pós-graduação de modo a incentivar e facilitar seu início ainda durante a graduação, a exemplo dos programas MD-PhD.