G-5M8VT42X7S
Formar Graduação

26. Criar, em articulação com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), um programa para acolher ingressantes que precisem de recomposição de aprendizagens durante o primeiro semestre, com participação ativa de monitorias, centros acadêmicos e estudantes de pós-graduação, para que esse seja também um mecanismo ativo de socialização.

27. Fortalecer as políticas de ações afirmativas e de acolhimento.

28. Fortalecer o estabelecimento de protocolos  e o tratamento e atenção  especializados para pessoas neurodivergentes.

29. Preparar a universidade para o acolhimento de pessoas com deficiência (PcD).

30. Promover a participação de docentes do exterior em cursos de graduação, em conjunto com a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), por meio de editais de apoio financeiro da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

31. Ampliar a oferta de atividades de cultura e de esporte entre ingressantes, entendendo-as como parte de sua formação integral e como mecanismo de socialização.

32. Fortalecer os centros existentes e apoiar a criação de novos Centros de Línguas para apoiar o aprendizado de línguas estrangeiras.

33. Incentivar a participação de estudantes em disciplinas em diferentes unidades e campi, criando estratégias de reconhecimento e apoio institucional e financeiro.

34. Promover disciplinas transdisciplinares, em cursos de graduação e pós-graduação, oferecidas por diferentes departamentos, unidades e campi da USP.

35. Incentivar e facilitar a mobilidade acadêmica entre diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

36. Flexibilizar os currículos pela criação de trilhas formativas que integrem cursos de diferentes departamentos, unidades e campi.

37. Estabelecer editais para a criação de Núcleos Interdisciplinares de Ensino, fomentando práticas docentes inovadoras nos cursos de graduação.

38. Incentivar a criação de fóruns de troca e aprendizagem entre docentes para o compartilhamento de experiências de sucesso e de fracasso.

39. Ampliar os programas de duplo diploma com outras universidades do Brasil e do exterior.

40. Criar um programa de apoio financeiro para apresentação de trabalhos de graduação e de pós-graduação em eventos nacionais e internacionais.

41. Incentivar a criação de centros de estudo sobre o uso de IA responsável e ético no ensino.

42. Reconhecer as horas de orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) como parte da carga horária docente.

43. Reestruturar o sistema JupiterWeb para torná-lo mais funcional e integrado aos demais sistemas USP.