Programa
USP Novo Tempo
USP Novo Tempo
Professora Silvia Casa Nova | Candidata a Vice-Reitora
Princípios e Eixos
Esses quatro grandes eixos são perpassados pelos princípios estruturantes da Gestão Ágil e Transparente. A gestão deve ser ágil, eficiente, justa e transparente, tendo sempre como premissa a ética e ações que ensejam a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental.
O que nos move é nosso Compromisso Social, a consciência clara do papel que a universidade desempenha para a sociedade.
Compromisso com a Sociedade
Sustentabilidade Social, Financeira e Ambiental
Gestão Ágil e Transparente
A criação na universidade abrange e reconhece toda a miríade de áreas do conhecimento, com suas respectivas especificidades, além de ter o dever de apoiar os diversos tipos de pesquisa – aquela que se centra na criação social e cultural, aquela que se ocupa de problemas teóricos sem aplicação direta, e aquela ligada à inovação.
O compromisso com a pesquisa de excelência, guiada pela profundidade e pela liberdade de pensamento, tem como condição basilar o tempo. Tempo para refletir, investigar, debater e escrever. Tempo para criar, prototipar, ensaiar e recomeçar outra vez. Tempo para criar formas de ensinar.
Outro princípio fundamental da criação é a colaboração, que deve ser incentivada e aprofundada, ampliando a troca entre áreas de conhecimento, entre unidades, cursos e departamentos, entre campi e com universidades e outras instituições em todo o mundo. O estímulo à interdisciplinaridade e à co-criação interunidades deve ser entendido como estratégico, complementando formas de saber diferentes. Complementarmente, o apoio à formação e ao fortalecimento de grupos e de centros de pesquisa e às suas ações de internacionalização deve ser contínuo.
Outro aspecto relevante quando se trata de inovação é a necessidade de promover a inclusão das pequenas e médias empresas (PMEs), responsáveis pela maior parte dos empregos, no sistema de inovação USP, com ampla interação com FINEP, Senai e Sebrae.
É importante reforçar que qualquer movimento pela inovação no Brasil deve estar comprometido com a diminuição das desigualdades socioeconômicas. Nesse sentido, o processo de inovação na universidade deve estar também próximo de empreendedores sociais para o desenvolvimento de soluções que contemplem uma ampla gama de pessoas por meio de conceitos baseados em economia compartilhada.
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Em todas as suas modalidades – graduação, pós-graduação, especialização e educação continuada –, a USP tem o dever de garantir condições concretas para trajetórias formativas plurais e de alta qualidade, articulando excelência acadêmica, compromisso público e a presença internacional.
No que concerne à valorização da docência universitária, ela requer o estímulo ao engajamento de professores e professoras em atividades da Graduação, em salas de aula, laboratórios, trabalhos de campo, viagens didáticas, estágios, iniciação à pesquisa e docência.
Apoio e acolhimento estudantil, por outro lado, envolvem tanto as ações relativas à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), quanto a participação de discentes no processo de construção do conhecimento (adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem), um requisito relevante para uma aprendizagem duradoura e significativa.
Nem a docência, nem a aprendizagem, entretanto, acontecem no abstrato. Todas as ações humanas se dão no mundo concreto.
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e para o ensino no mestrado e doutorado
Nesse sentido, é importante se debruçar sobre aspectos da Inteligência Artificial e de outras tecnologias emergentes.
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