Prof. Marcílio Alves
Escola Politécnica (Poli)
USP Butantã
Foi coordenador de área no CNPq, participou em grupo de trabalho da ONU sobre segurança veicular e organizou o livro “USP: Novos Tempos, Novos Olhares” tratando dos desafios da universidade.
Engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina, é doutor pela University of Liverpool. Consolidou à frente da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) a capacidade de propor e executar projetos complexos de grande escala. Dentre eles, destacam-se: reforma e ampliação do Museu do Ipiranga e da própria sede da Fundação; a execução de Centros de Vivência — espaços de encontro para a comunidade USP; a criação de editais de pesquisa; a reformulação da estrutura organizacional e do plano de carreira da equipe da FUSP; o estabelecimento dos escritórios da FUSP no interior; e a implementação de soluções mais ágeis de compras.
Marcílio também foi eleito para representar a USP no Conselho Superior da FAPESP, além de ter sido membro eleito da Câmara de Atividades Docentes da USP, que presidiu por dois períodos, e da Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP.
Seu compromisso com a valorização da carreira acadêmica e com a troca de visões entre docentes de diferentes áreas do conhecimento e campi se cristalizou na criação e promoção anual do Encontro dos Professores, que já está em sua oitava edição.
Paraninfo da turma de formandos da Mecatrônica da Poli e orientador de diversos mestrados e doutorados, Marcílio entende o ato de ensinar como uma das tarefas mais importantes e gratificantes da vida universitária.
Mais informações
marcilioalves.com
ORCID
ResearchID
Google Scholar
Lattes
Plataforma Acácia