Em todas as suas modalidades – graduação, pós-graduação, especialização e educação continuada –, a USP tem o dever de garantir condições concretas para trajetórias formativas plurais e de alta qualidade, articulando excelência acadêmica, compromisso público e a presença internacional.
No que concerne à valorização da docência universitária, ela requer o estímulo ao engajamento de professores e professoras em atividades da Graduação, em salas de aula, laboratórios, trabalhos de campo, viagens didáticas, estágios, iniciação à pesquisa e docência.
Apoio e acolhimento estudantil, por outro lado, envolvem tanto as ações relativas à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), quanto a participação de discentes no processo de construção do conhecimento (adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem), um requisito relevante para uma aprendizagem duradoura e significativa.
Nem a docência, nem a aprendizagem, entretanto, acontecem no abstrato. Todas as ações humanas se dão no mundo concreto.
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e para o ensino no mestrado e doutorado
Nesse sentido, é importante se debruçar sobre aspectos da Inteligência Artificial e de outras tecnologias emergentes.
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