G-5M8VT42X7SPós-Graduação: Formação para a pesquisa
e para o ensino no mestrado e doutoradoA pós-graduação tem sido objeto de diversas mudanças e discussões na USP. Essas discussões se dão por motivações internas, que refletem acerca do papel e da vocação da USP. Igualmente importantes são determinantes externos, que tanto consideram os processos de avaliação nacionais e internacionais, quanto o debate acerca do papel social da pós-graduação em um país como o Brasil.
Assim, a pós-graduação é convocada para o enfrentamento de grandes desafios, quer seja pela ótica da asseguração de uma educação de qualidade em todos os níveis de ensino e pela formação de docentes e pesquisadores, quer seja pelo viés da produção de conhecimento e tecnologias de ponta nas mais diversas áreas do conhecimento.
Por estar conectada à pesquisa, a pós-graduação deve se ocupar, de um lado, do conhecimento puro não aplicado e, por outro, do estudo de temas sociais, culturais e tecnológicos de nosso tempo.
Nesse sentido, é importante se debruçar sobre aspectos da Inteligência Artificial e de outras tecnologias emergentes. 
De um lado é necessário entender as suas potencialidades para a pesquisa e o ensino. De outro lado, é preciso considerar os riscos que representam. Ou seja, é imprescindível ponderar sobre o uso dessas novas tecnologias, priorizando a segurança e a ética.