G-5M8VT42X7S
Formar é mais que transmitir conhecimento: é um gesto de responsabilidade com o passado e o presente e de construção ativa de um futuro que tenha como fundamento a compreensão de docentes e discentes como cidadãos capazes de transformar o mundo com imaginação e sensibilidade. Envolve compreender o processo de ensino e aprendizagem como construção de conhecimento, com respeito às vivências de cada pessoa.
Essa missão profunda exige tempo: preparar, ministrar e participar de aulas; debater e mediar conversas; organizar visitas e encontros com presença, participação e escuta ativa; propor e revisar projetos e trabalhos e realizá-los com qualidade. Essas são atividades que dependem da interação entre docentes e estudantes e implicam concentração e comprometimento.
Assim, proteger o tempo de docentes e de discentes da USP, combatendo a sobrecarga com tarefas secundárias, deve ser prioridade em uma universidade que entende os processos formativos como atividades centrais.

Em todas as suas modalidades – graduação, pós-graduação, especialização e educação continuada –, a USP tem o dever de garantir condições concretas para trajetórias formativas plurais e de alta qualidade, articulando excelência acadêmica, compromisso público e a presença internacional.

Conheça nossas Propostas Concretas