G-5M8VT42X7SGraduação: Formação profissional ética e cidadãO compromisso com a Graduação é essencial para que a USP possa cumprir seu papel social de formação de quadros de excelência para o exercício profissional crítico, ético e competente. Três linhas de atuação se fazem necessárias e são igualmente importantes: valorização da docência universitária; apoio e acolhimento estudantil; e garantia de um ambiente e infraestruturas propícias ao ensino e à aprendizagem.
No que concerne à valorização da docência universitária, ela requer o estímulo ao engajamento de professores e professoras em atividades da Graduação, em salas de aula, laboratórios, trabalhos de campo, viagens didáticas, estágios, iniciação à pesquisa e docência.
Requer também agilidade no apoio pedagógico, administrativo e financeiro para suporte a esse conjunto de atividades formativas. Requer, por fim, reconhecimento da dedicação docente pelos processos de avaliação no plano da carreira universitária.
Apoio e acolhimento estudantil, por outro lado, envolvem tanto as ações relativas à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), quanto a participação de discentes no processo de construção do conhecimento (adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem), um requisito relevante para uma aprendizagem duradoura e significativa.
Formar como vocação da universidade requer endereçar a dramática tendência de queda no interesse pela formação no ensino superior. Há um ceticismo generalizado e crescente sobre o valor do diploma e uma impaciência com o tempo necessário para obtê-lo. Assim, pesquisas ressaltam necessidade tanto de políticas públicas de permanência estudantil quanto de procurar modelos formativos que sejam mais atraentes e flexíveis.
Nem a docência, nem a aprendizagem, entretanto, acontecem no abstrato. Todas as ações humanas se dão no mundo concreto.
Portanto, cuidar da materialidade do ambiente educativo é necessário, não como critério suficiente para um ensino de qualidade, mas como uma demanda justa de docentes e discentes por uma constituição e manutenção de ambientes propícios ao ensino e à aprendizagem no que se refere ao espaço físico, mobiliário, equipamentos, recursos tecnológicos e insumos.